O Centro Histórico de Salvador será transformado na cidade futurista para abrigar nos dias 29 e 30 de novembro, o Festival Afrofuturismo Ano VI. Com o tema Adinkras – o código fonte da liberdade, o maior evento de diversidade, tecnologia e inovação da América Latina, promovido pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, traz a filosofia e saberes dos símbolos africanos para demonstrar o desenvolvimento social, econômico e cultural codificado pelo povo Asante (Gana), povos do grupo linguístico Akan, que iniciaram esse sistema de escrita para preservar o conhecimento. Cada símbolo Adinkra carrega em si o saber ancestral por meio de um provérbio, guiando segundo a sabedoria Asante, a direção da liberdade que somente o afrofuturo pode desenhar.
O Centro Histórico de Salvador será transformado na cidade futurista para abrigar nos dias 29 e 30 de novembro, o Festival Afrofuturismo Ano VI. Com o tema Adinkras – o código fonte da liberdade, o maior evento de diversidade, tecnologia e inovação da América Latina, promovido pelo Hub de inovação Vale do Dendê, traz a filosofia e saberes dos símbolos africanos para demonstrar o desenvolvimento social, econômico e cultural codificado pelo povo Asante (Gana), povos do grupo linguístico Akan, que iniciaram o sistema de escrita para preservar o conhecimento. Cada símbolo Adinkra carrega em si o saber ancestral por meio de um provérbio, guiando segundo a sabedoria Asante, a direção da liberdade que somente o afrofuturo pode desenhar.
Talks, palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas e culturais são algumas das atividades que irão compor a programação simultânea a ser realizada na Casa Vale do Dendê, Vale do Dendê – Unidade Lapa, Faculdade de Medicina da Bahia, Casa Ashanti, Museu Eugênio Teixeira, Teatro Sesc Pelourinho, Casa do Olodum, Largo Quincas Berro D’água, Largo Tereza Batista e Casa do Carnaval.
O Festival Afrofuturismo – Ano VI integra a programacão do mês da consciência negra.
Desde 2018, o Festival Afrofuturismo passou por diversas fases e modelos se consolidou como evento de referência para inovadores e criativos de todo o Brasil. Na edição de 2023, a Vale do Dendê recebeu palestrantes do Brasil e de mais de 23 países e registrou a participação de mais de oito mil pessoas. Ao integrar o calendário de eventos da capital baiana, o Festival Afrofuturismo coloca a capital baiana no radar das principais organizações que trabalham com inovação, criatividade e empreendedorismo. Este reconhecimento inclui Salvador nos grandes polos globais de eventos, ao lado de cidades como Austin (SXSW), Cannes (Festival de Cinema e Publicidade), Lisboa (Web Summit) e Nova Orleans (Essence Festival), consolidando sua presença no cenário internacional.