A necessidade de encontrar referências profissionais negras nos eventos e empresas de tecnologia motivou Amanda Vieira realizar um encontro, onde pudesse reunir esse público na cidade de Porto Alegre. Para sua surpresa, na capital brasileira onde mais 80% da população é autodeclarada branca, havia pessoas negras fazendo história na área de tecnologia, com a mesma necessidade de se conectar com seus pares. Foi assim que surgiu a AfroPython, empresa de educação e tecnologia cujo objetivo é promover a inclusão e a diversidade.
Quando fundou a AfroPython em 2017, Amanda Vieira não imaginava estar promovendo um “aquilombamento digital” – movimento necessário que vem se fortalecendo pelo Brasil ao longo do tempo, conectando profissionais do Brasil (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Bahia) com o mundo, a exemplo de Lisboa -Portugal.
O olhar humanizado proposto pela atuação da AfroPython é capaz de apresentar aos novos e veteranos profissionais da indústria de tecnologia um cenário bem diferente do encontrado por Amanda Vieira há cinco anos. Um horizonte onde as pessoas encontram referências de profissionais negros.
Em 2023, a AfroPython realizou a primeira edição da AfroPython Conferência em Salvador. A escolha da capital mais negra fora do Continente Africano para sediar mais uma edição do evento reforça o papel de inclusão e empoderamento de pessoas negras na área de Tecnologia de Informação.
Participe do Festival Afrofuturismo- Ano V e saiba mais sobre o impacto da AfroPython no empoderamento de profissionais de tecnologia, na diminuição das disparidades e na promoção da representatividade na indústria tecnológica.