“As mulheres Negras se reconhecem por uma dor”. A frase é da escritora Vilma Piedade e para Karen Santos estar atenta a dor para transformá-la em oportunidade de crescimento pessoal e profissional foi o caminho percorrido ao fundar a Edtech UX para Minas Pretas e startup de tecnologia que vem transformando vidas de mulheres negras a partir da capacitação e reinserção no mundo do trabalho na área de tecnologia.
A ausência de diversidade na área de UX (User Experience) e a falta de referências negras femininas na área de tecnologia, um setor onde a maioria dos profissionais são homens e brancos inquietaram a jovem empreendedora que inicialmente movimentou uma comunidade de mulheres e já impactou a vida de mulheres entre 18 e 58 anos que buscam do primeiro emprego à mudança de carreira profissional. De acordo com Karen Santos, para as mulheres que desejam fazer a transição de carreira, o repertório profissional e pessoal que elas carregam são fatores que contribuem para sua formação em UX e não devem ser descartadas. A CEO da UX para Minas Pretas, equidade é ver mais mulheres em espaço de poder, é ver mais mulheres na construção, em todas as pontas de contato da tecnologia, tomando decisões “Para mim, o mundo é um lugar cheio de iniquidade, mas não tem que ser. Eu acredito na criação de movimentos para corrigir um erro, não importa quão grande ou pequeno ele seja.”
Karen Santos não apenas é uma empreendedora talentosa. mundo. A jovem empreendedora premiada pela Forbes 30 Under 30, Globant Awards, Tecmundo e uma das 500 brasileiras mais influentes da América Latina por Bloomberg Linea 2022 e 2023 é também uma líder visionária que está moldando o futuro da tecnologia ao criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. Sua presença confirmada no Festival Afrofuturismo – Ano V destaca sua importância como uma inspiração para outras mulheres, mostrando que é possível superar desafios e criar mudanças positivas no mundo.